domingo, 11 de dezembro de 2016

Cuidado com as compras no Natal



A quadra natalícia promove, naturalmente, um aumento do consumo. É impossível resistir aos apelos que se fazem na televisão e aos quais somos confrontados todos os dias nas ruas, nos cartazes e montras recheadas de presentes tão apetitosos. E mesmo que não queiramos, sabemos que há quem esteja próximo de nós com olho em algum telemóvel, peça de roupa ou relógio de marca. E, nós lá temos que desembolsar uns cobres para fazer sorrir o nosso ente querido. É inevitável. As estratégias de publicidade são imensas e contra elas temos que lutar com estratégias ainda mais fortes de contenção. Não há forma melhor de reagir à coação: nunca baixar os braços e nunca perder o bom senso.
Este ano, os portugueses deverão gastar, em média, cerca de 500 euros com natal, e isso incluiu tudo: desde presentes até à alimentação. Pois, o problema é que não são só os presentes, são os jantares em fim, as decorações, as viagens  a casa de amigos e familiares, mais umas surpresas aqui e outras ali. A conta só chega no final do mês, claro e depois andamos janeiro e fevereiro a apertar o cinto. A DECO, associação de defesa do consumidor, refere mesmo que em janeiro aumentam sempre o número de pedidos de apoio ao endividamento. Não é incrível?
Por isso, e para evitar este tipo de problemas, o conselho é o mesmo de sempre: poupar e nunca extravasar o orçamento mensal. Mantenha-se sempre focado e faça um orçamento daquilo que pretende gastar. Faça uma lista das pessoas a quem vai oferecer alguma coisa. E faça tudo no mesmo dia. Quanto mais arrastar as compras maior será a tendência de cometer mais uma loucura sem pensar naquelas que já cometeu. E não deixe tudo para a útima hora porque pode cair no erro de não ter grandes alternativas. As compras online são uma ótima opção porque permitem escolher e ponderar a escolha, sem a pressão do funcionário. No fundo, saiba conter-se e faça compras conscientes. Não exagere porque o dinheiro, infelizmente, não estica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

About Us

Recent

Random