sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Sorria, está a ser avaliado


Há dias, fui com o meu filho a um café conversar com ele. Estava choroso por causa de algo que lhe tinha acontecido na escola. Acalmou-se e lá desabafou que tinha sido injustamente expulso da sala. A empregada que passava por ali naquele momento atirou com a frase: “foste para a rua? Se fosses meu filho, havias de ver!” Acredito que aquilo tenha sido dito meio por graça, mas naquele momento, ela perdeu uma cliente. Há que ser simpático, brincalhão até, porém há que saber medir o momento, ter bom senso, nunca apregoar os nossos valores nos outros, nunca atirar com as nossas frustrações aos clientes e... sorrir sempre. Ser amável. Mesmo que as contas estejam apertadas, faça mau tempo ou o governo prepare mais impostos. Se sorrir e for simpático(a) tem a garantia de receber mais clientes no futuro.
Como profissional da banca, passam-me pelas mãos inúmeros casos de pedidos de empréstimos para empresas. E em cada processo seguimos o cliente, aconselhamos, ajudamos a traçar objetivos e acreditamos sempre na melhor das intenções de quem está à procura do seu próprio emprego. Contudo, por muitos truques que existam, nenhum negócio sobrevive sem um bom atendimento. Falo, sobretudo, para o comércio local, mas também para as grandes empresas. Existem milhares de técnicas de venda, centenas de formas de negócio, milhões de maneiras de comunicar, mas tudo isso pode ir pelo cano abaixo se quem está do outro lado estiver carrancudo. Hoje, 7 de outubro, é o dia do sorriso e por isso queria lembrar que sorrir é o segredo para um negócio de sucesso. Mesmo que esteja numa pilha de nervos, vai ver se vai sentir melhor! Se tivermos o habito de fazer as coisas com alegria e a sorrir raramente encontramos situações difíceis.

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